Esporte – 18/10/17 – 10h00 – Brasileiro: atenções voltadas a um título que ninguém parece querer.

Faltando dez rodadas para o final do Campeonato Brasileiro, parece que o mesmo começou a empolgar.

Embora o título já tenha dono praticamente, a disputa por vagas na Libertadores 2018 e, principalmente, contra o rebaixamento estão acirradas.

Ser campeão brasileiro parece que não é muito buscado pelas equipes.

A liderança continua e continuará com o Corinthians, pela campanha excepcional do primeiro turno. Porque a depender da campanha do segundo turno, é algo para lastimar. Ainda mais pelo futebol apresentado na última rodada, contra o Bahia, e o destempero de Cássio ao se deslocar até a pequena área adversária para tentar um gol, e no contra-ataque, ter tomado o segundo. Coisa de juvenil.

O Grêmio, no apagar das luzes, conseguiu um gol contra o fraquíssimo Coritiba e voltou à vice-liderança com uma diferença de nove pontos para o líder.

O Santos jogou contra o Vitória, no Pacaembu, já sabendo de todos os resultados da rodada. Com uma vitória, voltaria ao segundo lugar e diminuiria a diferença para sete pontos. Mas os alvinegros praianos foram patéticos, não jogaram nada, não quiseram ganhar o jogo, e conseguiram encontrar um empate contra um time que foi melhor nos noventa minutos de jogo. 2 x 2. Terceiro lugar, na classificação, e diferença de nove pontos.

O alvoroço pela rodada acontece porque hoje, no Itaquerão, tem um jogo que pode ser decisivo para as pretensões corintianas e do desinteressado time gaúcho: Corinthians x Grêmio, em jogo de seis pontos. No primeiro turno, na Arena Grêmio, deu Corinthians. Agora, a torcida será pelo tricolor gaúcho para colocar um pouco mais de emoção nesta reta final do campeonato.

O Corinthians teve uma queda brusca na parte técnica e tática. Algumas contusões, poucas variações. E o fato de que os adversários já sabem como neutraliza-los. O ponto positivo é que a vantagem para o segundo colocado é muito grande, e embora o Corinthians perca pontos, os seus adversários diretos perdem mais.

O Santos irá até Recife jogar contra o Sport. Em condições normais, eu diria que seriam três pontos garantidos para os alvinegros praianos. Mas a falta de vontade e de categoria dos jogadores, e de ambição do treinador Levir Culpi, me fazem ter dúvidas do resultado a ser alcançado.

Outra briga boa será na parte debaixo da tabela. Outro jogo de seis pontos. Fluminense x São Paulo, no Maracanã. Quem vencer se afasta, e bem, da incômoda zona. Quem perder, pode voltar a ela.

Esses são os principais confrontos que mexerão com as emoções dos torcedores e, quiçá, do campeonato.

“Eu torço, mas não distorço”.

“Com todo o respeito. TG”.

 

Anthony D'Vally

Jornalista, com larga experiência no esporte, passou na qualidade de atleta profissional, por grandes equipes do futebol brasileiro e exterior, Guarani FC/SP, Olaria/RJ, CSA/AL, NAC/AM, C.A. Juventus/SP e América/México e Desevolve desde 2001, trabalho voluntário na formação de jovens atletas e principalmente cidadãos.

Website: http://blog.wladsports.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *